fbpx

VALE DO AÇO – 20 ANOS DO RECONHECIMENTO

O reconhecimento da região chamada Vale do Aço ocorreu através da lei nº 51 de 30 de dezembro de 1998.
A região teve seu início, com a construção da estrada de ferro Vitória a Minas em 1911, quando os primeiros núcleos surgiram. Conhecida internacionalmente, principalmente, pelas grandes empresas, a região é integrada por Coronel Fabriciano, Ipatinga, Santana do Paraíso, Timóteo e as cidades participantes do colar metropolitano. Além da grande importância industrial, a região tem vários atrativos turísticos.
O Parque Estadual do Rio Doce é um destino muito procurado no Vale do Aço, mas, na região há muitos refúgios naturais. Além das belezas naturais, o Vale do Aço guarda muito da história do Brasil que acaba se fundindo com sua própria história.

Coronel Fabriciano
Coronel Fabriciano é rica em belezas naturais e é na Serra dos Cocais que se concentra os melhores atrativos. Com várias e exuberantes cachoeiras, entre as atividades mais procuradas estão rapel, trilhas, prática de Mountain Bike, e escaladas. Há opção até para os amantes de saltos de paraquedas graças às montanhas existentes na região.
Há na Serra dos Cocais os povoados que trazem suas tradições e cultura através de bordados e artesanatos com matéria prima natural proveniente da região, como a palha de palmeira Indaiá.

Dionísio
Ainda para quem gosta de cachoeira e belezas naturais, a cidade de Dionísio traz muitas delas. A principal atração encontrada é a Cachoeira Grande, ou Cachoeirão. O cenário encontrado na Lagoa Aguapé é um dos mais deslumbrantes da região, com inúmeras árvores e uma imensidão de água límpida. Passear de barco na lagoa pode ser um passeio inesquecível.
Outra atração da cidade de Dionísio são os produtos deliciosos do local, como os laticínios, a tradicional cachaça e doces de fazendas.

Timóteo
A cidade de Timóteo carrega a história do Brasil em sua própria história. Timóteo foi palco de batalhas indígenas na disputa por terra e a crise colonial. Lá existiam muitas tribos indígenas que perderam a batalha para o homem branco.
No Pico de Ana Moura é possível visualizar a região do vale do aço, uma vista magnífica. Lá está ainda o parque estadual do Rio Doce, uma das maiores reservas de Minas Gerais, com várias lagoas e uma imensidão de possibilidades de atividades.

Santana do Paraíso
Ao lado de Ipatinga, Santana do Paraíso era um povoado que integrava Conceição do Mato Dentro. É mais uma das cidades do Vale do Aço que reúne várias belezas naturais. A Cachoeira Bela Vista conta com ótima estrutura para receber turistas, sendo um local visita por famílias. E para quem gosta de Tiroleza, poderá visitar o Balneário da Cachoeira do Paraiso, também com ótima estrutura para quem visita o local e quer passar o dia descansando e aproveitando a natureza.

Ipaba
Em Ipaba você encontra duas lindas lagoas naturais, uma fazenda com mais de 200 anos. Ipaba é uma das cidades que compõem o chamado Colar Metropolitano. Com reserva de Mata Atlântica, com ótimos atrativos para estar próximo da natureza e se beneficiar de uma ótima energia natural.

Então, vemos que o Vale do Aço, conhecido por sua importância industrial, traz ainda suas belezas e exuberâncias naturais, tão imponentes quanto suas estradas de ferro. Uma região que deve estar presente nos roteiros turísticos de todos.

Compartilhar
Tweetar

Deixe aqui seu comentário

Estamos no WhatsApp
Enviar via WhatsApp